http://www.makepovertyhistory.org
Banda | Áudios | Vídeos | Bootlegs | Letras e Traduções | Fã do Mês | Afiliados

Voltar

Interpretação - Black
============================================
Interpretação por Otacon/Gabriel
Leia a tradução completa da música aqui
============================================

itálico: estrofes
negrito: interpretação

_


"Folhas sobre telas vazias
lençóis intocados de argila
estavam dispostas diante de mim como um dia o corpo dela esteve"

O eu lírico aqui mostra que foi um dos primeiros relacionamentos dela, uma de suas primeiras paixões. Quando ele fala sobre folhas em telas vazias e peças de argila intocadas, dá a entender que ela chegou até ele como se ainda fosse ser "modelada", que ela ainda não era uma mulher experiente o que também pode ser observado na frase "e o que eu ensinei a ela foi tudo".

"Todos os cinco horizontes giravam ao redor de sua alma como a terra ao redor do sol
E agora o ar que eu provei e respirei, tem dado a volta
e o que eu ensinei a ela foi tudo
eu sei que ela me deu tudo que ela pôde"

Pode-se entender que o eu lírico a tratava como algo de extrema importância em sua vida, pela frase que diz sobre os horizontes girarem em volta de sua alma é possível entender que ela era o centro das atenções para o eu lírico da musíca.

"E agora minhas mãos machucadas tremem sob as nuvens do que foi tudo?"

Ele chateado por tudo que ele lutou e construiu (seu relacionamento e o amor para com ela) ter acabado...

"Todas as pinturas estão sendo manchadas em preto
Tatuando tudo"

A tela vazia e intocada citada no começo está sendo manchada de preto, ao contrário do que ele desejava que fossem as pinturas. Algo está manchando o relacionamento dos dois. A metáfora aqui tratando do relacionamento deles como uma pintura que aos poucos está sendo feita, fica cada vez mais clara.

"Eu dou um passeio lá fora
Eu estou cercado por algumas crianças brincando
Eu posso sentir suas risadas, então por que fico insensível?"

A alegria das crianças é o que ele sentia com ela ao seu lado. Felicidade, amor,
Mas, depois do acontecido, isso é algo que não está mais presente na vida dele.

"e giram pensamentos em círculos ao redor da minha cabeça
eu estou girando, oh, eu estou girando
Quão rápido o sol, pode se pôr"

Mostra o quanto o eu lírico se encontra perdido em meio toda aquela confusão em sua cabeça, que se formou após o término que, ao que parece, não foi da vontade dele.

"E agora minhas mãos machucadas embalam vidros quebrados do que foi tudo?"

Novamente ele faz uma metáfora e fala do amor dele, do relacionamento que ele tinha, como algo material e palpável que foi quebrado em vários cacos que agora ele segura ainda com apego a eles. Ele diz "embalam" no sentido de ninar (como se nina um bebê), o que demonstra o quanto ele ainda quer aquele amor, o quanto ele ainda é apegado pelo relacionamento que tinha.

"Todas as imagens estão sendo manchadas em preto
tatuando tudo..."

A tela vazia, intocada citada no começo está sendo manchada de preto, ao contrário do que ele desejava que fossem as pinturas. Algo está manchando o relacionamento dos dois

"Todo amor virou mal
Levando o meu mundo pro preto
tatuando tudo o que vejo
o que sou
o que serei"

Tem relação com o verso:

"Todas as pinturas estão sendo manchadas em preto,
tatuando tudo"

O mundo dele é ela, o que ele vê é ela e o que ele é e sempre será também.

"Eu sei que um dia você terá uma bela vida
eu sei que você será uma estrela
no céu de um outro alguém
mas por que
Oh, por que não pode
por que não pode ser no meu?"

Ele diz que sabe que ela um dia será feliz e parece que ele não deseja nenhum mal pra ela, que sabe que ela será ainda feliz com outra pessoa, mas não consegue entender e suportar porque não pode ser junto à ele.

Labels:

 



3 Comments:


  • At 9:18 AM, Anonymous Anonymous

    Muito boa à interpretação de vocês e essa iniciativa.O mais legal do Pearl Jam é essa abertura que a música proporciona para as pessoas discutirem, a maioria das letras não tratam do assunto diretamente.

    O que me chama mais atenção nessa letra é o estado de agonia em que o eu lírico se encontra, ele parece ser interminável e insuperável...isso transparece (na minha opinião) principalmente na passagem:

    “e giram pensamentos em círculos ao redor da minha cabeça
    eu estou girando, oh, eu estou girando
    Quão rápido o sol, pode se pôr"

    Parece que ele não consegue retomar a sua vida...que ele fica preso e os seus pensamentos repassando (girando) os momentos que ele passou com a outra pessoa. Com relação ao Sol, diretamente demonstra a vontade de não continuar vivendo ou o desejo de esquecer essa pessoa ou fase, mesmo sabendo que ele por um tempo não conseguirá se sentir amado ou feliz de novo, já que o Sol representa esse calor ou amor. Até mais

     
  • At 9:18 AM, Anonymous Anonymous

    Muito legal a idéia de vocês! Adorei!

    Realmente, Black nos deixa com essa sensação de vazio de um amor incondicional que se esvai.. como o sangue deixado pelos cacos de vidro...

    "E agora minhas mãos machucadas tremem sob as nuvens do que foi tudo?"
    "E agora minhas mãos machucadas embalam vidros quebrados do que foi tudo?"

    Black é muito clássica. Sofrimento em forma de canção.

    Um abraço! Fernanda Vollino.

     
  • At 8:13 PM, Anonymous Anonymous

    não concordo com esta interpretação. Ela morre e ele ficou só. O inicio da música fala como se ele estivesse diante da sepultura dela. folhas sobre tela de pintura vazia(aquelas lapides brancas)lençol de lama(ñ argila)fica bem evidente!vc dorme e se cobre com um lençol certo, morto "dorme" coberto por um lençol de lama. sepultura esta diante dele onde o corpo dels esteve. 5 horizontes revolvendo a alma dela. O ar q ele testou e provou( o ar é ela) se foi. ele usa inspirar e expirar neste momento. o primeiro seria ela trazendo vida como o ar inspirado,mas como o ar ela se foi, expirou.todas as imagens sendo marcadas de preto são as lembranças q ele tem dela marcadas pela morte=black= escuridão tatoed everything!!
    a parte das crianças sorridentes ele entristeçe porque devia ser plano deles ter filhos e ai não precisa falar mais nada... depois fala dos pensamentos confusos q se repetem tão rapido qto a velocidade q o sol se põe= mais uma referencia a vida e morte, luz=vida morte=escuridão por do sol representa a passagem da vida para morte perfeitamente. depois fala do amor q se torna algo ruim não pecisa explicar. para terminar ele fala q ela tera uma vida maravilhosa(ed é budista e acredita em reencarnação)mas a tradução peca ao falar q sera com outro alguem... esta escrito in somebody e não with somebody ou seja ela tera uma vida maravilhosa em outro corpo em outro céu e ele se pergunta porque não foi aqui com ele. A musica toda é ele querendo a resposta porque isto teve q acontecer...
    Vlw!!!